RELATÓRIO ANUAL 2020
Foto: Caio Oliveira
Desde os primeiros dias em que se anunciou a criação do auxílio emergencial para combate aos efeitos socioeconômicos da pandemia, o atendimento do Zap da Cidadania começou a receber diversos contatos de pessoas com dúvidas sobre o que teriam que fazer para receber tal benefício.
Logo que foi anunciado oficialmente o calendário de pagamentos e os critérios para cadastro e recebimento do auxílio, nossa equipe preparou um texto explicando quem tinha direito e um passo a passo sobre como se cadastrar. Além disso, buscávamos dirimir algumas possíveis dúvidas. Pessoas que relataram dificuldade de se cadastrar, seja por dificuldades de acesso à internet ou dificuldades no preenchimento das informações para cadastro, eram encaminhadas para o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo do domicílio.
A cada mês, sempre que a data para pagamento do auxílio se aproximava, recebíamos novas mensagens com dúvidas e pedidos de orientação. Quando não era possível dirimir tais questões, nossa equipe encaminhava as pessoas para a Central Telefônica da Caixa Econômica Federal, criada especificamente para o atendimento de questões relacionadas ao auxílio emergencial. Nas situações onde as pessoas pretendiam questionar a não aceitação de seu cadastro ou o não pagamento das parcelas do auxílio, a orientação era procurar a Defensoria Pública da União, órgão responsável pela contestação extrajudicial de questões ligadas ao auxílio emergencial do Governo Federal. Nossa equipe explicava detalhadamente os documentos necessários para a contestação e indicava os canais de atendimento da DPU, que criou formas de atendimento por e-mail ou telefone como alternativa a grande demanda da população, agravada pelo contexto de isolamento social.
Uma última alternativa nos atendimentos relacionados ao auxílio emergencial, era indicar para as pessoas a possibilidade de conseguirem, caso considerassem necessário, a doação de cestas básicas em organizações locais de seu bairro, como associações de moradores e projetos sociais, que estivessem realizando a distribuição de alimentos. Nossa equipe indicava, de acordo com o endereço da pessoa, a organização mais próxima do seu domicílio.