RELATÓRIO ANUAL 2020
Foto: Patrick Mendes
Ao longo dos meses, conforme a vulnerabilidade social aumentava devido à pandemia, os pedidos de cestas básicas foram sendo mais constantes. Era comum, junto com pedidos de orientação sobre o auxílio emergencial, recebermos pedidos de doação de alimentação e outros itens essenciais.
Num primeiro momento adotamos a medida de encaminhar as pessoas ao Programa Mutirão Humanitário, através do qual o governo do estado do Rio de Janeiro distribuiu cestas básicas durante a pandemia da Covid-19. Nossa equipe preparou um texto com orientações sobre como se inscrever no programa e solicitamos ao usuário que nos desse o retorno sobre o recebimento ou não. Infelizmente muitas pessoas relataram óbices para se inscrever no Programa Mutirão Comunitário, seja por problema no cadastro ou porque seu bairro não constava no cronograma de distribuições.
Dessa forma, a alternativa encontrada foi encaminhar essas pessoas para os projetos ou organizações locais, como associações de moradores ou coletivos de favela, que estavam realizando distribuição de cestas em seus bairros. Nossa equipe realizou um mapeamento de organizações e coletivos que estavam distribuindo cestas básicas e cruzamos com o endereço das pessoas que entraram em contato conosco, assim orientamos as pessoas a procurar coletivos ou organizações mais próximas de sua casa.
Vale ressaltar o papel essencial das organizações da sociedade civil no enfrentamento dos problemas ocorridos com a pandemia, muitas vezes preenchendo a lacuna deixada pela falta de políticas públicas efetivas. Neste caso, coube ao atendimento do Zap da Cidadania apenas fazer a ponte entre os cidadãos que precisavam de ajuda e os muitos projetos da sociedade civil que atuavam na distribuição de cestas básicas e itens básicos de higiene pessoal.